Afff, que o mofo aqui tá brabo…. Vamos dar um jeito nisso, né?

Como muita gente viu no insta e no face, no feriadão alguns amigos estiveram lá por casa, e eu resolvi cozinhar algo para recebê-los. Obviamente que foi tudo simples e rápido, que eu não vou perder tempo de fofocar na sala, para estar esquentando o bucho a barriga no fogão…

Pois bem, imbuída desse espírito, uma das coisas que resolvi fazer foi esse mini hambúrguer,  que eu já tinha feito na semana anterior e tinha sido sucesso total. Além disso, quando fui ao Rio mês passado, eu trouxe um catchup de goiabada do TT Burger que é simplesmente DIVINO, e não podia deixar passar a oportunidade de usá-lo novamente.

Os meus mini-hambúrgures eram compostos de pão (já fiz com o pão de leite da Parla Deli e com o mini pão de azeite da Engenho Casa Forte, e ambos ficam ótimos), hambúrguer caseiro, cebolas caramelizadas e crisps de presunto de parma. Na verdade, da outra vez eu usei crisps de bacon, mas neste dia não tinha bacon em casa, não tinha bacon na Parla Deli e não tinha bacon no Bondemais!!! Sério!!! E como eu estava com preguiça de sair de carro, acabei usando o parma que tinha aqui, e também deu certo, funcionou super bem.

Agora, vamos ao preparo de cada uma das três coisas que compõem o sanduíche:

1 – Hambúrguer – para esses mini, eu usei uns 300 gramas de patinho moído, uma cebola ralada, sal e pimenta ralada na hora (caprichei na pimenta). É só misturar bem, fazer as bolinhas e achatar, para dar o formato certinho. Colocar na geladeira até a hora de servir, cobrindo com filme plástico, para não ressecar.

Na hora de fritar, colocar na frigideira bem quente com um pouco de óleo ou azeite, e virar apenas uma vez, deixando o interior ainda vermelhinho.

2 – Cebolas caramelizadas – fatiei duas cebolas em meia lua, e levei ao fogo com um pouco de azeite e de manteiga (mais manteiga do que azeite, o azeite é só para não queimar a manteiga), e uma pitada de sal. Quando a cebola murchou, acrescentei mel Karo e shoyu, algo como 2 colheres de cada. As receitas que vejo sempre usam açúcar mascavo, como eu não tinha, usei mel Karo e achei que ficou muito bom. O gosto – se vai ser mais doce ou mais salgado, é você mesmo quem controla…

3 – crisps de parma – Forrar um prato que possa ir ao microondas com papel toalha, dispor as fatias de parma sem sobrepor umas às outras, e  cobrir com outra fatia de papel toalha. Levar ao micro por aproximadamente um minuto e meio – este foi o tempo do meu micro, mas pode variar. O ideal é colocar de 30 em 30 segundos, e ir verificando a textura. Quando estiver sequinho e crocante, tirar do prato e colocar sobre papel toalha em outro recipiente. Na hora de servir, picar grosseiramente com a faca. E o procedimento para o bacon é idêntico, a diferença é que o bacon demora mais um tempinho no micro… E quem não tiver micro, é só levar as fatias (sem sobrepor!) ao forno, que dá certo também!

Na hora de servir, eu abri os pães, esquentei na chapa, pincelei com mostarda Dijon e coloquei o hambúrguer, as cebolas e o crisp de parma. Não coloquei queijo pois achei que já havia informação e sabores demais ali, e ainda tinha o catchup para colocar na hora.

Sem modéstia, ficou muito bom!!! Vale a pena fazer! E digo mais, vale a pena dobrar a receita e fazer bolinhas de carne a mais para congelar, pois elas ficam ótimas como almôndegas também!

E não precisa se preocupar em “dar a liga” na carne, aflito porque não vai nenhuma farinha, nem ovo, nem aveia e nem pão ralado, como em outras receitas de hambúrguer. Vai por mim, assim já dá mais do que certo!!!

 

IMG_5414 (como sempre, a foto deixa a desejar… relevem!!!)

 

