Eu chamei essa lasanha de “meio” light porque, para mim, a lasanha de berinjela tradicional é aquela em que as rodelas são primeiro empanadas, ou seja, suuuper fat, e a que eu chamaria de light propriamente dita não levaria o queijo parmesão para gratinar…

 

Para fazer duas porções pequenas (que, ao meu ver, servem duas pessoas normais que não estão morreeeendo de fome), eu usei o seguinte:

 

– uma berinjela grande cortada em rodelas médias

– 3 colheres de sopa cheias de creme de ricota light

– um pedaço de ricota de aproximadamente um dedo de espessura (sente a falta de precisão da menina… hahahahaha)

– 4 colheres de sopa cheias  de carne moída já pronta (eu uso patinho, que é pouco gordurosa, e ela não estava muito “molhada” – eu queria a lasanha mais seuinha)

– 1/3 de xícara de leite desnatado (para dissolver um pouco o creme de ricota)

– sal e pimenta do reino

 

Fiz assim: cortei a berinjela em rodelas e as deixei de molho na água com sal, apenas pelo tempo em que separava os demais ingredientes, ligava o forno, separava o refratário, etc… Eu nem costumo fazer isso, mas como queria que o jantar saísse rápido, achei que valia a pena, pois a berinjela já daria uma amolecida.

 

Numa tigela, misturei o creme de ricota com o leite e a ricota ralada no ralador bem fininho, e temperei com sal e pimenta do reino moída.

 

Em seguida, enxaguei as berinjelas, e já passei para a montagem: um pouco do “molho branco” cobrindo o fundo do refratário, uma camada de berinjelas, uma cama de carne moída, outra camada de berinjelas e finalizei com o falso molho branco. Por cim,a um pouco (beeem pouco) de queijo parmesão ralado, só para dar o aspecto gratinado ao prato.

 

Pronto! Jantar rápido e fácil, delicioso e saudável.

 

IMG_9465

