Para variar, a poeira tomou conta do meu bloguinho… Nenhuma novidade nisso, tem épocas em que eu realmente só entro no computador para trabalhar, e aí acabo postando as receitas apenas no instagram.

Mas quero voltar a postar aqui, até porque quando eu quero repetir algo que já fiz ou passar para alguém uma receita postada, a maneira mais fácil de achar é aqui, mesmo, então, gosto de manter neste espaço tudo o que faço na cozinha.

Na sexta passada estava com vontade de fazer um pãozinho caseiro, e acabei escolhendo um pão de leite que já tinha visto há um bom tempo no instagram da Marcella (@pimenta_preta). Escolhi esse por ser prático, rápido e eu já ter todos os ingredientes em casa.

E não me arrependi!

Que pão gostoso!!! E vamos considerar que eu 1. fiz metade da receita, mesmo com a minha balança digital sem pilha (ou seja, usei uma balança daquelas tradicionais, de modo que os gramas indicados não estavam precisamente bem medidos), e 2. a massa precisa ser sovada, mas eu simplesmente não sovei… hahahahahaha Dei aquela misturada básica, mexi para lá e para cá e pronto!

Com certeza eles não cresceram tanto e nem ficaram tãããão fofinhos em razão da ausência de sova, mas mesmo assim eu achei deliciosos!!! Muito bons mesmo!

A receita é muitoooo simples, vou colocar aqui do jeito que a Marcella postou (lembrando que fiz só a metade e rendeu 9 pãezinhos):

Pão de leite
550g de farinha de trigo
20g de fermento biológico seco
90g de açúcar
7 g de sal
300ml de leite morno
50g de manteiga derretida
1 ovo
Misture a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. Misture o leite com a manteiga e o ovo.
Junte a mistura líquida aos secos, misture bem. Sove a massa por pelo menos 10 minutos, até ficar lisa e homogênea. Deixe descansar em local morno, coberta, por uma hora ou até dobrar de tamanho. Modele conforme desejado*, coloque na assadeira e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Pincele com um ovo batido, asse em forno pré-aquecido, temperatura média, até dourar.

Para quem tem máquina de pão e batedeira planetária, a Marcella explica bem direitinho como fazer também. O site dela é muito legal, recomendo demais a visita, bem como o perfil dela no instagram, cheeeio de coisas deliciosas e lindas!

 

PÃO DE LEITE

(esse queijinho aí no meio é resquício da Holanda. Legítimo gouda holandês, maravilhoso demais da conta!)

